terça-feira, 12 de agosto de 2014

Plantel 2014/15 - primeiras impressões

A primeira definição do plantel foi agora tomada pelo treinador com a lista dos jogadores escolhidos para a Liga dos Campeões.

Primeira surpresa, e das grandes!, foi a ausência do novo central, Marcano, da lista. Afinal, um jogador de 27 anos devia chegar, ver e ser titular. Mas não. Afinal, será só para consumo interno e, diria eu, fica em 4º lugar na lista de centrais... Se eu já desconfiava da sua mais-valia, esta ausência da lista para a LCE ainda veio adensar mais tais dúvidas...

Outras surpresas, apesar de tudo, foram a ausência de Helton e Opare, ambos lesionados toda a pré-época e sem data definida para o regresso. Esperava que Helton estivesse na lista por ser "o" capitão e esperava ver Opare, à semelhança de Marcano, na lista por ter sido contratado "a pedido" do treinador. Opções...

Mas aqui fica a lista:

Fabiano
Andrés Fernandez
Ricardo Nunes (formado no país)

Danilo
Alex Sandro
Angel
Maicon
Indi
Reyes

Casimiro
Rubén (equipa B)
Herrera
Óliver
Evandro
Brahimi
Quintero

Tello
Adrian
Jackson
Quaresma (formado no país)
Ricardo (formado no país)
Sami (formado no país)
Kelvin (equipa B)


Outras surpresas são as presenças de Ricardo Nunes, Evandro, Sami e Kelvin que, tudo apontava, seriam dispensados e não faziam parte dos planos do treinador. Carlos Eduardo, que era outro jogador nestas condições, também não conseguiu um lugar na lista.

Por último, algumas notas breves:
 - apenas um ponta de lança na lista, nem Gonçalo ou André Silva entraram na lista da equipa B
 - apenas 3 centrais, o que é uma grande fezada que não haverá nem lesões nem castigos nos 3 que estão inscritos
- 6 extremos... ou então para alguns deles está destinado um papel diferente, talvez Adrian ao centro (que não convenceu ninguém na pré-época) ou Sami (que será a última opção para o treinador).

Ainda tenho muitas dúvidas e desconfianças e as opções que têm vindo a ser tomadas não me estão a fazer sentir mais seguro, infelizmente...

domingo, 10 de agosto de 2014

Primeiras impressões (2014-15)

Algumas notas muito breves sobre a pré-época e o que nos espera este ano.

1. Jackson foi a melhor contratação! Está com uma vontade de se mostrar e um espírito matador ao nível dos melhores.

2. Dos novos, agradaram-me o Ruben (não é contratação mas é novo no plantel), Casimiro, o Tello, o Indi e o Brahimi. O Óliver também, mas esse não é nosso.

3. Não me agradou o Andrés e o Angel. Não me parece que tenham capacidade (e escola) para serem jogadores do FCP.

4. Não consigo dizer ainda o que penso do Ricardo (GR), Adrian, do Sami, do Evandro e do Opare. Ou porque (quase) não jogaram ou porque, no caso do Adrian, não mostrou nada de especial apesar de já o ter visto a fazer excelentes jogos no Atletico.

5. Parece-me que o Ricardo (GR), Defour, Evandro, Carlos Eduardo, Kelvin, Sami e Ricardo (extremo) não contam para o Lopes e deverão ser quase todos vendidos/emprestados.

6. Dos velhos, nada de novo. Continuam a apresentar os mesmos defeitos e virtudes que noutras épocas. Veremos se o Lopes consegue exponenciar as virtudes e minorar os defeitos com a construção de um colectivo mais forte.

7. Há alterações claras do modelo de jogo: mais troca de bola a meio-campo, mais pressão alta quando perdemos a bola - num modelo semelhante ao de VP e, acima de tudo, de AVB, mas com uma diferença para estes: não há um Fernando, um destruídor no plantel - quer o Casimiro, quer o Ruben, são mais construtores do que desarmadores. Parece-me tambem que os laterais são mais de apoio ao meio campo do que ao ataque e são os centro-campistas mais adiantados, muito soltos, que apoiam os extremos. Acho que isto pode resultar...

8. O Lopes tem uma semana para afinar a máquina e começar o campeonato a ganhar!

9. A equipa inicial devia ser, neste momento, para mim: Fabiano, Danilo, Maicon, Indi, Alex Sandro, Ruben, Brahimi, Óliver, Tello, Quaresma e Jackson.

10. Estou com expectativas médias-altas para esta época: espero qualificar para a LCE e ver o FCP lutar pelo titulo até à ultima jornada (admito não ganhar este ano, devido à enorme revolução ocorrida) mas não admito menos que o 2º lugar. E quero ver o FCP lutar para ganhar as outras competições (Taça de Portugal e da Liga).